terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Construção de casa: Por onde começar?

    Como já falei antes, estou me programando para casar. E nesse momento temos muito com o que se preocupar, festas, convidados, onde vamos morar, economizar dinheiro e um milhão de outras coisas.
    A mais importante e necessária, sem dúvida nenhuma, é a casa. Claro que muita gente se preocupa com os detalhes da festa, mas a casa é onde vocês irão viver depois daquele dia, onde você verá seus filhos crescerem, onde você vai construir sua família. A festa é um sonho belíssimo, mas não podemos colocar a casa em um ranking menor que ela.
    Mas por onde se começa o planejamento da casa? Como posso construí-la de uma maneira que eu não venha a desperdiçar dinheiro?
    Vou contar para vocês algumas dicas que me ajudaram a planejar a minha, para você ficar de olho se pretende construir a sua.


  • Planeje-se

    Tudo vai depender disso, planejamento, sem ele você vai acabar desperdiçando dinheiro. Há pessoas que por empolgação acabam se precipitando, e deixando o planejamento de lado. Quando isso acontece você deixa de observar situações que são imprevisíveis, gastos que não foram incluídos no orçamento.      Planeje o seu projeto, se você não pode contratar uma equipe especializada para isso, você precisa ser mais cuidadoso ainda.

    Planeje o início da obra, se possível, para o final do período das chuvas.
    Uma planilha pode registrar a ordem de execução dos serviços, duração e custo das etapas, evitando o gasto desnecessário com mão de obra e materiais não necessários naquele momento.
    Controle o caixa para não correr o risco de parar a obra por falta de dinheiro.
    Anote as especificações dos materiais estipulados por quem fez o projeto para poupar tempo na hora da compra.


  • Etapas


  Uma dica que funciona é dividir a construção da sua casa em etapas.        Você vai ter um controle maior sobre o pagamento, como a mão de obra tem um valor salgado essa dica é muito importante. Se for estipulado etapas para a construção, e cada uma já tem um custo pré-estabelecido, o pedreiro terá uma meta, e ele tenderá à não demorar em cumpri-lá.


  • A escolha do terreno


    Dê preferência à terrenos planos, você vai economizar com obras de terra, fundações e estruturas de concreto, e também evitará o custo com contenção de arrimo.
    Não se precipite em fazer obras sem o projeto estar concluído, de preferência avaliado por um engenheiro ou arquiteto.
    Cuide dos documentos, em caso de venda, para evitar futuras dores de cabeças e problemas com a justiça.


  • O projeto


    Casas térreas nem sempre são mais baratas do que as de dois ou três pavimentos, não se iluda, pesquise pois, o telhado pode custar caro dependendo do tamanho da casa. E se o telhado conter recortes o custo de material e mão de obra serão elevados.
Pense em banheiros e cozinhas próximos um do outro, dessa forma você reduz o uso da tubulação hidráulica necessária.
    Um projeto cheio de recortes torna a estrutura mais cara, dificulta a execução dos serviços, necessita de mais material e representa mais área de revestimento e pintura.
    Sobre portas e janelas, as vezes você pode utilizar apenas uma abertura em vez de uma porta, elementos vazados em vez de janelas. Esquadrias são elementos caros na construção.


  • Mão de obra



    Determine uma forma de pagamento baseado na produção e não no tempo de duração.

    Procure referências sobre a profissional desejado, pesquise as suas antigas obras e principalmente sobre os defeitos.


  • Compra de materiais

    Às vezes, é possível fechar um pacote para a compra em uma grande quantidade de materiais numa única loja, negociando assim, desconto ou pagamento a prazo.

    Se for comprar materiais de acabamento com antecedência não deixe de comprar aproximadamente 10% de sobras para cobrir quebras e concertos futuros.


  • Estocando os materiais


    Preste atenção nos prazos de validade de materiais como o cimento. Não armazene muita quantidade. Utilize uma planilha para lhe ajudar.
    Proteja o material da chuva, do vento e de outras intempéries.


  • A execução da obra

    Preze pela organização no canteiro para prevenir desperdício, acidentes e mais custos.

    Siga à risca o projeto. Se for necessário alguma alteração, consulte um engenheiro, para verificar as implicações em outros elementos do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário